PROJETO
Asas para Voar
Instituto Nacional de Reabilitação (INR, I.P.)
Valor do Projeto
Valor Financiado
%
% de Financiamento
Janeiro 2023
Data de Início
Dezembro 2023
Data de Fim
Com este projeto pretende-se colmatar uma grande necessidade sentida pelos Encarregados de Educação e principalmente pelas crianças e jovens com Trissomia 21 e outras Perturbações do neurodesenvolvimento.
Acompanhamento intensivo na escola a crianças/jovens que a Amar 21 já acompanha e as quais foram notadas e sentidas este défice na parte escolar.
Esta necessidade verifica-se de uma forma mais acentuada aquando a entrada no 1.º ciclo de ensino básico. Assistimos atualmente a uma deficitária adaptação dos materiais de ensino que potenciem a aquisição dos conhecimentos e aprendizagens para estas crianças/jovens.
Este projeto tem em mente alocar Técnicas a estas crianças e jovens e estas serão o elo de ligação e potenciação de aprendizagem com o(s) docente(s) e encarregados de Educação.
A Amar 21 acompanha alguns casos de crianças e jovens que estando a frequentar o ensino básico e secundário apresentam grandes dificuldades ao nível da aprendizagem, precisamente por não terem este acompanhamento mais individualizado e a adaptação de materiais de forma a potenciar as suas capacidades.
A Técnica acompanha, adapta os materiais e potencia o desenvolvimento cognitivo.
Mais Valia
O projeto será alvo de avaliação contínua, onde se realiza avaliação inicial e final das capacidades de aprendizagem a cada criança/jovem.
Aos professores e pais será fornecido um questionário de avaliação do impacto do projeto quer na aprendizagem das crianças/jovens, assim como, no auxílio para estimular a aprendizagem da criança/jovem.
Espera-se que as 6 Crianças/ Jovens com Necessidades Especiais (NE) vão:
– Melhorar a sua adaptação à escola
– Melhorar os seus níveis de aprendizagem
– Acompanhamento mais individualizado, ajudando as crianças/jovens a ganhar asas que muitas vezes o nosso sistema educativo as corta precocemente
– Abrir um pouco mais as mentalidades quer de professores quer nos próprios pais que muitas vezes sentem que não podem fazer mais pelos seus filhos.
Com o ATL / centro de estudos pretendemos:
– As crianças e jovens tenham um “ninho” para aprender a ter mais ferramentas para as suas as asas voarem mais alto e mais longe.
Objetivo
- Potenciar as capacidades das crianças/jovens, a terem as mesmas oportunidades que a sociedade
- Promover a inclusão, permitindo que cada criança tenha um terapeuta alocada a ele, para acompanharem sala de aula
- Permitir às famílias com escassez económica maior descanso emocional
- Promover a implementação do projeto-piloto em contexto de escola que demonstrará os bons resultados ao nível da capacitação ao nível das capacidades de aprendizagem e criação de um local com recursos especializados
Metas
– 50 pessoas impactadas
– 6 crianças/jovens
– 95% dos agregados familiares potenciam o seu descanso emocional
Parceiros
Município de Barcelos, Agrupamentos de Escolas
DONATIVOS
AMAR 21 – ASSOCIAÇÃO DE APOIO À TRISSOMIA 21
IBAN: PT50 0036 0321 9910 0012 5582 6